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Medicalização da educação e a pandemia de COVID-19: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Processo: 22/01950-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Camila Sanches Guaragna
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia cultural-histórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Medicalização da educação | Pandemia de COVID-19 | Psicologia Escolar Crítica | Psicologia Histórico-Cultural | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

A presente pesquisa tem por objeto de estudo a produção de diagnósticos de transtornos de aprendizagem e/ou comportamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é compreender como tem ocorrido a produção de diagnósticos de transtornos relacionados à aprendizagem e/ou ao comportamento e a dispensação de medicamentos para crianças dos anos iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental durante o período de pandemia de COVID-19. Assim, pretende investigar se houve aumento nos diagnósticos de transtornos relacionados à aprendizagem e/ou ao comportamento e na dispensação de medicamentos que usualmente são destinados a crianças com esses transtornos, antes, durante e após o isolamento social consequente da pandemia; identificar ações da escola participante da pesquisa para o enfrentamento das dificuldades relacionadas à escolarização durante o referido período; e analisar o processo de escolarização dos estudantes participantes da pesquisa visando compreender o processo de produção dos diagnósticos de TDAH a eles conferidos durante o a pandemia de COVID-19, investigando se há relações com o período de pandemia. É uma pesquisa desenvolvida com estratégias quantitativas e qualitativas. A dimensão quantitativa tem como fonte de dados Portais de Transparência municipal e estadual e a qualitativa, por meio de estudo de caso, prontuários escolares, documentos municipais, questionários, entrevistas e observações. A partir da Psicologia Histórico-Cultural, embasada no Materialismo Histórico-Dialético, será realizado estudo que se propõe a contribuir para a melhoria da qualidade da escolarização nas séries iniciais, nas quais se encontram as maiores dificuldades, apontadas em inúmeros estudos da área de Psicologia Escolar e Educacional.

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