Busca avançada
Ano de início
Entree

Jovens, projeto de vida, direitos humanos e perspectivas de futuro

Processo: 22/15031-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joyce Mary Adam
Beneficiário:Benedito Juarez Moraes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/06054-9 - Jovens, projeto de vida, direitos humanos e perspectivas de futuro, AP.EP
Assunto(s):Administração da educação   Direitos humanos   Vulnerabilidade social   Jovens   Adolescência   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescência e Juventude | Educação e Direitos Humanos | educação e projeto de vida | Educação e vulnerabilidade social | Juventude, Politica e gestão da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral fazer um estudo longitudinal, de dois anos, sobre a construção do projeto de vida de jovens e adolescentes no contexto do ensino médio e de EJA Fundamental II, em parceria com duas escolas de ensino médio e duas escolas de EJA. A trajetória dos jovens e adolescentes e a construção identitária dos mesmos são aspectos centrais a serem considerados, assim como as ações propostas pelas instituições envolvidas nessa pesquisa. Como objetivos específicos, propõe-se:- Mapear as propostas por políticas educacionais e escolas, assim como outras redes de apoio para a elaboração do projeto de vida de estudantes do ensino médio e EJA (Fundamental II), como a questão da identidade e direitos humanos se encontra presente. - Pesquisar quem são, como vivem e quais são as questões, angustias, expectativas e projetos dos jovens e adolescentes participantes da pesquisa.- Acompanhar as propostas de construção de projetos de vida de jovens e adolescentes a partir das ações desenvolvidas nas escolas parceiras e em outras instituições que trabalham com os mesmos, mapeando as parcerias e redes de proteção possíveis, durante os 2 anos da pesquisa.- Realizar curso de aperfeiçoamento para escolas e profissionais das instituições parceiras da pesquisa com a finalidade de aprimorar seu trabalho junto aos jovens e adolescentes. A abordagem teórica na qual se apoiarão as análises e ações do presente projeto são estudos relacionados à construção biográfica e identitária de jovens e adolescentes com vistas à construção de um projeto de vida e as determinantes do contexto social, político e econômico nesse processo, assim como os estudos sobre direitos humanos no Brasil e mundialmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)