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Um estudo acerca do início da prática clínica em psicologia no contexto da pandemia de covid-19 e atendimentos remotos

Processo: 22/01584-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Gomes
Beneficiário:Bruno Bones Valdo da Costa
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de conteúdo   Psicanálise   Psicologia clínica   Terapia assistida por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de conteúdo | Clínica-escola | Psicanálise | Psicologia Clínica | relação teoria-prática | Terapia online | Psicologia Clínica

Resumo

Esta pesquisa, de caráter exploratório, a nível de mestrado, objetiva investigar como psicólogos/as recém-formados estão lidando com o início da prática clínica no contexto de pandemia de COVID-19, em nosso país, refletindo também acerca de questões que permeiam a experiência formativa impactada pelo distanciamento social e atendimentos remotos. De metodologia clínico-qualitativa, o estudo será conduzido com a participação de 14, ou até que se atinja o grau de saturação, psicólogos/as recém-formados/as, que colaram grau entre o final de 2020 e começo de 2022, e que tiveram o final da graduação em psicologia impactado pelo contexto pandêmico. O instrumento para a coleta de dados será a entrevista semidirigida, realizada de modo online e/ou presencial com o auxílio de um roteiro pré-estabelecido, em anexo. O material será interpretado por meio da técnica de análise de conteúdo, um mecanismo de dedução com base em indicadores reconstruídos a partir de uma amostra de mensagens particulares, envolvendo tanto a leitura flutuante das transcrições, para impregnação do discurso, quanto a categorização para destaque acompanhada de descrição dos elementos constitutivos. Considera-se um tema de pertinência no contexto atual, tendo como resultados esperados levantar conteúdos relevantes que possam contribuir para a discussão da formação clínica em psicologia, sobretudo considerando os desafios que a situação de emergência sanitária impôs tanto para aqueles que procuravam atendimentos psicoterapêuticos, como para quem estava iniciando a prática clínica - isto é, um momento em que o encontro pessoal colocava em risco a vida individual e coletiva.

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