Busca avançada
Ano de início
Entree

Juventude em cena: representações da violência no cotidiano escolar

Processo: 22/15098-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Fernanda Roberta Lemos Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Assunto(s):Sociologia da violência e da criminalidade   Jovens   Violência (criminologia)   Teatro do oprimido   Representação (artes)   Oficinas culturais   Escola pública   Ensino fundamental e médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolas Públicas | Juventude | Representações de Violência | Teatro do Oprimido | Sociologia da Violência

Resumo

A pesquisa em tela de caráter prático-experimental e abordagem qualitativa almeja realizar uma imersão na proposta metodológica Teatro do Oprimido criada e difundida pelo encenador e dramaturgo Augusto Boal (1978), por meio de sessões/oficinas doTeatro do Oprimido para alunos do 6º ano do ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio em duas escolas públicas participantes do Projeto Observatório de Direitos Humanos (PODHE) afim de compreender e problematizar as relações de opressão presentes no cotidiano (seja na escola, família ou comunidade) e vislumbrar quais os enfrentamentos necessários para o exercício da cidadania frente à violação de direitos. As oficinas serão realizadas semanalmente durante 1 ano letivo com duração de 45minutos e registradas por meio de fotos, vídeos e caderno de campo. Destaca-se que as representações de violência apresentadas cenicamente pelos participantes serão utilizadas como dados para análise das interlocuções da pesquisa com a produção bibliográfica do Núcleo de Estudos da Violência da USP colocando o teatro como resposta a questões sociais e como possibilidade de analisar conflitos e apresentar alternativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)