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O tema comportamento animal no ensino de biologia na educação básica: o que revelam os documentos curriculares nacionais - pcn, bncc e currículo paulista

Processo: 22/14167-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Luciana Maria Lunardi Campos
Beneficiário:Ana Paula Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia   Comportamento animal   Ensino   Etologia   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia | Comportamento animal | ensino | Etologia | Ensino De Ciências

Resumo

A partir do século XIX, o conhecimento sobre o comportamento dos animais passou a ser sistematizado e em 1950 foi fundada a Etologia, ciência que estuda esses comportamentos usando métodos de investigação científica baseada nos pressupostos de que a expressão comportamental apresenta causas imediatas e últimas. Conteúdos de etologia para a educação básica podem proporcionar aos estudantes uma criticidade sobre as variáveis estratégias de sobrevivência dos seres vivos e do ambiente. Este trabalho objetiva analisar a presença da temática de comportamento animal nas três últimas propostas curriculares oficiais brasileiras: Parâmetros Nacionais Curriculares, Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista direcionados ao ensino de Biologia do Ensino Médio. Os dados serão obtidos por meio da análise dos documentos oficiais citados acima e serão analisados a partir da elaboração de categorias, considerando-se as dimensões quantitativas e qualitativas.

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