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Universidades Seletivas promovem mobilidade social

Processo: 22/15116-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Pedro Carregã Sant'Anna
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/25033-5 - Universidades seletivas promovem a mobilidade social?, AP.R
Assunto(s):Ensino superior   Economia do trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Superior | Economia do Trabalho

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar o impacto do ensino superior público seletivo nos resultados acadêmicos e laborais dos formandos, utilizando dados administrativos da Unicamp (Comvest e Diretoria Acadêmica) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS, Secretaria do Trabalho, Ministério da Economia). Planejamos também recorrer a dados obtidos por meio de entrevistas para avaliar o efeito dos programas de ação afirmativa, como o Paais e ProFIS, sobre a composição e resultados escolares e laborais dos estudantes. Para atingir esses objetivos, este projeto propõe a construção de uma base de dados centralizada unindo os dados da Unicamp de 2000 a 2019 aos dados da RAIS de 2002 a 2017. A metodologia dos estudos quantitativos será baseada em métodos estatísticos e econométricos, como modelos de diferenças em diferenças e de regressão descontínua. Nos estudos qualitativos, os dados produzidos por meio de entrevistas serão analisados com base em métodos convencionais da pesquisa qualitativa, principalmente por meio da busca pela identificação de relações e correlações recorrentes que possam ser interpretadas como padrões. A hipótese central do projeto é que o acesso ao ensino superior seletivo aumenta os rendimentos dos indivíduos e esse incremento beneficia principalmente estudantes de nível socioeconômico menos favorecido. Portanto, espera-se encontrar um impacto positivo do acesso ao ensino superior e das políticas de inclusão como Paais e ProFIS. Os resultados deste projeto permitirão confirmar ou não essa hipótese, assim como estabelecer as magnitudes destes efeitos.

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