Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do uso do leite de descarte sobre o metaboloma, perfil inflamatório e estresse oxidativo em bezerros holandeses

Processo: 22/00220-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Viviani Gomes
Beneficiário:Bianca Paola Santarosa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Buiatria   Inflamação   Metaboloma   Neonatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:buiatria | diarreia neonatal | espécies reativas ao oxigênio | Inflamação | Metaboloma | neonatologia | Neonatologia

Resumo

O uso do leite de descarte na dieta líquida de bezerras é uma prática comum em diversas fazendas no Brasil e no mundo para reduzir os custos nos sistemas de produção de leite, apesar do risco biológico e variações na composição bromatológica e valor nutricional deste alimento. A hipótese desta pesquisa é de que o consumo do leite de descarte, com alta carga microbiana e resíduos de antimicrobianos, pode alterar o perfil da microbiota intestinal e seus subprodutos, com consequências no metaboloma e modulação da resposta imune dos bezerros para um perfil pró-inflamatório associado ao estado de estresse oxidativo. Diante deste contexto, o objetivo geral deste trabalho é avaliar o efeito do uso do leite de descarte sobre a relação do metaboloma com a imunidade inata e resposta inflamatória no equilíbrio saúde e doença, assim como determinar o estresse oxidativo dos bezerros do nascimento ao desmame. O estudo será realizado em biotério experimental da FMVZ/USP, onde serão criados 30 bezerros, distribuídos em três grupos experimentais de acordo com a dieta líquida que receberá: grupo leite integral (GLI, n=10), grupo leite de descarte (GLD, n=10) e grupo leite de descarte pasteurizado (GLDP, n=10). A saúde intestinal dos bezerros será avaliada pelo escore fecal diário e tese de permeabilidade intestinal. Amostras sanguíneas serão coletadas nas semanas S1, S3, S5, S7 e S9 para a avaliação do metaboloma; resposta imune inata pela atividade dos macrófagos e função dos neutrófilos e produção de espécies reativas ao oxigênio frente as bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus; análise dos biomarcadores de estresse oxidativo; e dosagem sérica de haptoglobina. Amostras de fezes serão colhidas para metaboloma, pH, lactato e concentração fecal dos ácidos graxos de cadeia curta e ramificada, bem como para quantificação da matéria seca. Ao final do experimento (S9) os animais serão submetidos à eutanásia e será realizado o exame necroscópio, histopatológico e imuno-histoquimica do intestino. Os resultados serão tabulados e armazenados em planilhas de Excell para posterior análises estatísticas com testes apropriados, de acordo com a distribuição dos dados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTAROSA, BIANCA PAOLA; PADILHA, LARISSA MIRANDA; DA SILVA, KAREN NASCIMENTO; CAMARGO, LUANA; GOMES, CRISTINA DE OLIVEIRA MASSOCO SALLES; GOMES, VIVIANI. Waste milk consumption in dairy calves: Effects on innate immunity and inflammatory profile. VETERINARY IMMUNOLOGY AND IMMUNOPATHOLOGY, v. 280, p. 13-pg., . (22/00220-0, 20/14761-7)