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Autonomia e controle: percepções de trabalhadoras da beleza sobre o trabalho plataformizado

Processo: 22/15933-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Aline Suelen Pires
Beneficiário:Lucia Mendes Cucchieri
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Autonomia   Controle   Sociologia do trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | Controle | manicure | serviços de beleza | Trabalho plataformizado | Sociologia do Trabalho

Resumo

Temos assistido, nos últimos anos, a um grande crescimento do uso de plataformas digitais em diversas atividades e ocupações, e esse processo de plataformização tem sido acompanhado de precarização do trabalho. No Brasil, para além dos motoristas e dos entregadores por aplicativo, um segmento que tem se destacado recentemente é o das empresas-aplicativo de delivery de beleza. Através delas, trabalhadoras/es - manicuras, cabeleireiras/os, maquiadoras/es, etc. - atendem clientes a domicílio, uma alternativa à dinâmica tradicional dos salões de beleza. Sendo esta uma categoria majoritariamente feminina e com histórico de trabalho precário, nos perguntamos como essas trabalhadoras têm percebido e experienciado o trabalho plataformizado. Nesse sentido, nossa proposta é realizar uma pesquisa com manicuras que atuam através da plataforma Singu. Nosso objetivo é analisar como as dinâmicas de trabalho desse aplicativo-empresa estão sendo percebidas por essas manicuras, especialmente com relação à sua autonomia e controle no trabalho. A partir disso, buscaremos entender como elas interpretam as formas de gerenciamento algorítmico da plataforma sobre seu trabalho, e como a plataformização está se estabelecendo na ocupação de manicure - a qual é tradicionalmente feminina e precária. Faremos a coleta dos dados, principalmente, a partir de entrevistas semiestruturadas com manicuras que atendem pela plataforma na cidade de São Paulo-SP, bem como utilizaremos dados coletados a partir das mídias sociais da empresa em questão e de grupos de manicuras em redes sociais.

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