Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de RNAs não-codificadores longos e seus alvos na articulação metacarpofalangeana de equinos acometidos por osteoartrite.

Processo: 22/15680-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Flavia Lombardi Lopes
Beneficiário:Lívia Wolff Bueno Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico   Epigenômica   Equinos   RNA longo não codificante   Osteoartrite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diagnóstico | epigenética | equino | LncRNA | Osteoartrite | Epigenética

Resumo

A osteoartrite (OA) é uma condição patológica muito comum em várias espécies, caracterizada pelo comprometimento da articulação devido ao seu caráter degenerativo. Na medicina veterinária, essa condição é frequentemente associada aos equinos de esporte, devido principalmente à intensa carga de treinamento e trabalho. Estes estímulos podem levar a uma sinovite e, consequentemente, a uma deterioração progressiva da cartilagem articular, seguida de alterações ósseas e de tecidos moles, a osteoartrite. Os equinos atletas diagnosticados com OA são animais que perdem desempenho atlético e podem ser aposentados de suas funções por esse motivo, gerando prejuízo econômico para o criador e de bem estar animal. Além dos fatores externos que predispõem à OA, fatores intrínsecos genéticos e epigenéticos regulam o processo inflamatório. A compreensão desses fatores fisiológicos e patológicos, que participam no estabelecimento e progressão da OA, pode viabilizar o desenvolvimento de um diagnóstico precoce, facilitando o tratamento e fornecendo um melhor prognóstico para o animal. Dentre os processos epigenéticos, destacam-se os RNAs não-codificadores longos (lncRNAs), capazes de regular a expressão gênica de maneira pré- e pós-transcricional. LncRNAs específicos estão envolvidos com degradação da matriz extracelular (ECM), inflamação sinovial, apoptose de condrócitos e angiogênese em humanos e ratos, processos associados ao desenvolvimento da OA. O presente trabalho tem como objetivo identificar lncRNAs diferencialmente expressos no líquido sinovial de articulações de equinos afetadas pela OA e identificar os possíveis alvos cis e trans dos lncRNAs diferencialmente expressos, bem como suas funções biológicas e relevância na OA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)