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De volta para o afrofuturo: um olhar sociológico sobre representações do afrofuturismo no Brasil (2015-2020)

Processo: 22/01431-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Priscila Martins de Medeiros
Beneficiário:Cairo Henrique dos Santos Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afrofuturismo | Artes Afrodiaspóricas | Projetos de futuro | Sociologia da Arte | Estudos da Diáspora Africana

Resumo

Este projeto tem como objeto de estudo o afrofuturismo no Brasil, enfatizando suas relações com a Diáspora Africana, seu enquadramento a partir de uma Sociologia da arte descentrada pelos Estudos Culturais latino-americanos e a articulação de artes afrodiaspóricas a partir de diferentes formas de representação. As obras de arte selecionadas são o filme Branco sai, preto fica (2015), de Adirley Queirós, o livro O caçador cibernético da rua 13 (2017), de Fábio Kabral e o álbum musical Represença (2019), do grupo Senzala Hi-Tech. Nosso objetivo geral é caracterizar a relação entre o afrofuturismo no Brasil e as artes da Diáspora Africana, a partir da discussão de diferentes formas artísticas de representação. Para tanto, os objetivos específicos estão alinhados com a Sociologia da arte e com os Estudos Culturais, para pensar as relações entre o contexto social do afrofuturismo, as obras de arte enquanto representações artísticas do afrofuturismo e as experiências sociais dos artistas. São eles: a) Compreender a influência da hibridação cultural sobre o contexto social de construção das representações e experiências do afrofuturismo no Brasil; b) Verificar, nas obras de arte selecionadas, o significado de três elementos estéticos comuns às três obras: corpo, território e a relação entre sujeitos e o Estado; c) Identificar as experiências sociais dos artistas criadores das obras selecionadas para aprofundar a caracterização do afrofuturismo no Brasil com base na trajetória dos artistas. Metodologicamente, a análise partirá de entrevistas de profundidade, análise de conteúdo e análise fílmica. Já em termos teóricos, nossa abordagem enfatiza o afrofuturismo a partir da tradição Pós-Colonial e dos Estudos Culturais, discutindo temas como a resistência cultural, as relações interculturais e as críticas ao pensamento moderno.

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