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A INTERSECCIONALIDADE DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo com mulheres do campo da microrregião de Viçosa-MG

Processo: 22/11616-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Valdirene de Jesus Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Direito à educação   Educação escolar básica   Evasão escolar   Mulheres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito à Educação | Educação Básica | evasão escolar | mulheres | População do campo | Educação, Cultura e Subjetividade

Resumo

A formação básica humana é extremamente importante, por vários motivos, mas um dos principais é o fato de que ela tende a preparar o sujeito para que ele possua conhecimento e habilidades necessárias para compreender qual é o seu papel sócio-político, para ter consciência de seus direitos enquanto cidadão, esses que são resguardados em leis importantes, tais como: a Constituição Federal (1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), dentre outras. Por esse, e outros motivos, pretendemos estudar sobre a evasão escolar, um problema que fere um dos direitos previsto nesses documentos, o direito à educação. Além disso, intentamos dar prosseguimento a pesquisa realizada no mestrado, na qual foi investigado a evasão escolar da população do campo. Um dos resultados dessa pesquisa foi a percepção de que, dentre as interseccionalidades que há nesse tema, uma delas são as questões impostas às mulheres residentes na área rural, sendo assim, nessa pesquisa a ambição é investigar tais questões. E, considerando a proposta de dar continuidade a pesquisa realizada, iremos estudar as regiões do campo da microrregião da cidade de Viçosa-MG, município em que ocorreu a pesquisa inicial. Para isso, em termos metodológicos, será realizado um estudo bibliográfico acerca do objeto de estudo e uma pesquisa de campo, na qual, serão entrevistadas mulheres, da região citada, que evadiram da educação básica. Dentre os resultados, esperamos contribuir para o aprofundamento dos estudos acerca da evasão escolar na educação básica, bem como, para as vertentes que discutem gênero, raça e educação do campo.

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