Bolsa 24/01018-5 - Amazônia Brasileira, Comportamento - BV FAPESP
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Perfis de desenvolvimento infantil e trajetórias de inserção escolar: associação com traços de comportamento e sociabilidade de crianças aos 9-10 anos na Amazônia Brasileira

Processo: 24/01018-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Bárbara Hatzlhoffer Lourenço
Beneficiário:Joanna Manzano Strabeli Ricci
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03136-0 - Trajetórias de nutrição, desenvolvimento infantil e inserção escolar no contexto da Amazônia Brasileira: oportunidades e desafios para o alcance do potencial humano, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Amazônia Brasileira   Comportamento   Crianças   Desenvolvimento infantil   Epidemiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazônia brasileira | comportamento | criança | Desenvolvimento Infantil | inserção escolar | Epidemiologia

Resumo

Neste projeto, perfis de desenvolvimento neuropsicomotor durante a primeira infância serão investigados em relação à construção de indicadores educacionais entre crianças aos 9-10 anos em Cruzeiro do Sul (AC), caracterizando-se associações com desfechos comportamentais e de sociabilidade. O bolsista de doutorado desenvolverá modelagem de perfis de desenvolvimento infantil considerando medidas repetidas de resultados globais do teste de triagem Denver II e nas áreas pessoal-social, motricidade fina, motricidade ampla e linguagem, conforme realizados entre participantes do Estudo MINA-Brasil até os 2 anos de idade. Trajetórias de inserção escolar considerarão informações compiladas do Censo Escolar entre o início esperado na educação básica e, a partir deste evento, distorção série-ano, presença de aprovações, repetência, abandono e evasão, e anos de sucesso e de atraso escolar até 9-10 anos. O doutorando participará da integração de dados longitudinais do Estudo MINA-Brasil e do Censo Escolar, bem como de etapas de treinamento, definição de instrumentos, planejamento e execução de fase de trabalho de campo aos 9-10 anos, em âmbito escolar. O plano prevê rotinas de limpeza e gerenciamento dos dados e emprego de técnicas de modelagem de mistura para estimativa de perfis de desenvolvimento infantil e trajetórias de inserção escolar, e de suas associações com características de comportamento e sociabilidade observadas aos 9-10 anos. O bolsista terá a oportunidade de desenvolver um excelente programa de treinamento acadêmico e aprimorar habilidades de pesquisa, colaborar com equipe de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, participar em estágio de trabalho de campo e em jornadas de análises de dados longitudinais, e preparar, publicar e apresentar manuscritos derivados, apoiando, ainda, a construção de estratégias de translação dos conhecimentos produzidos.

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