Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem do aparato crânio-mandibular de Atelocynus microtis (Canidae, Cerdocyonina) e morfologia funcional através da Análise de Elementos Finitos (FEA)

Processo: 23/02893-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Felipe Chinaglia Montefeltro
Beneficiário:Gabriel Domingos David
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Amazônia   Biomecânica   Mastozoologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Biomecânica | mamífero | Mastozoologia

Resumo

Um dos canídeos brasileiros com biologia menos conhecida é o cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas (Atelocynus microtis), e com distribuição geográfica restrita ao bioma amazônico. Poucas evidências são reconhecidas sobre diversos aspectos da biologia de A. microtis, incluindo sua anatomia crânio-mandibular e hábitos alimentares. Em um mundo cujas ações antrópicas têm se intensificado na Amazonia, torna-se muito importante a realização de estudos que contemplem espécies elusivas presentes neste bioma. O incremento de informações sobre tais espécies, incluindo A. microtis, podem ser muito relevantes para posterior execução de projetos visando a conservação dessas espécies. Dessa forma esse projeto visa o estudo das características morfofuncionais do aparato crânio-mandibular e da dentição do cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas através da tomografia computadorizada e análise de elementos finitos (FEA, do inglês finite element analysis) de forma a considerar sua performance em modelagem in silico de cenários morfofuncionais. Espera-se que, com a descrição da anatomia do aparato crânio-mandibular da espécie e sua modelagem, seja possível levantar novas informações e testar hipóteses sobre sua biologia. De particular interesse será as estimativas de força de mordida obtidas com o protocolo de reconstrução da câmara adutora in silico. Além da comparação dos resultados obtidos com os escassos dados empíricos sobre os hábitos alimentares da espécie como os tipos e tamanhos de presa, e comportamentos de abate das presas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)