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A relação ensino-pesquisa para a implementação de oficinas de produção de textos escritos no 1º ano do ensino fundamental.

Processo: 23/04721-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Rosemary de Andrade Galli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Escrita   Letramento   Oralidade   Parceria colaborativa universidade-escola   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Escrita

Resumo

Esta proposta, vinculada ao Projeto Escrita e Tradição Discursiva no Ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, objetiva articular ensino e pesquisa, a partir do desenvolvimento de oficinas de leitura e interpretação para a produção de textos escritos, por alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental (EF) público, no município de Assis-SP. As oficinas serão planejadas para propiciar as condições de produção necessárias à emergência de textos escritos relativos a diferentes TDs (KABATEK, 2005), dentre elas as TDs narrativa, argumentativa e prescritiva. Trata-se, pois, de propor, com base em fundamentação teórica no âmbito do entendimento da escrita como constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 1997) e de TD como matéria e produto da linguagem, a realização de oficinas de produção textual, com alunos em aquisição da escrita, a partir de propostas que proporcionem o desenvolvimento de textos em que os sujeitos terão a oportunidade de circular por práticas discursivas letradas, via escrita, em intrínseca associação a práticas discursivas orais, via fala. As oficinas serão realizadas semanalmente, como parte de atividades em aulas de Língua Portuguesa, e os textos escritos delas resultantes integrarão o primeiro Banco de Dados de Escrita Inicial (BDEIn-Unesp), Inicial write database (InWrite-Unesp), organizado de acordo com TDs. (AU)

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