Busca avançada
Ano de início
Entree

A diversidade de Cassidinae e de suas plantas hospedeiras na Serra do Japi: base de dados para uma futura rede trófica de interações.

Processo: 23/00294-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:João Vasconcellos Neto
Beneficiário:Felipe Capoccia Coelho
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica   Plantas hospedeiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cassidinae | Levantamento de espécies | Mata Atlântica | Plantas hospedeiras | Interações inseto-planta

Resumo

Insetos são os seres vivos mais diversos no planeta, essenciais no bom funcionamento de ecossistemas. A coevolução com o grupo das Angiospermas foi o que possibilitou essa alta diversificação, sendo impossível estudar a diversidade e a conservação desses animais sem considerar as interações que eles estabelecem com as plantas. A subfamília Cassidinae é uma das mais diversas de insetos, composta exclusivamente por besouros fitófagos que apresentam alta especificidade de plantas hospedeiras. Entretanto, é um grupo subestudado, com pouquíssimos estudos de levantamento de espécies e um desconhecimento expressivo de quais são as plantas hospedeiras da grande maioria das espécies. Investigaremos nesse estudo (i) quais são as espécies de Cassidinae da Serra do Japi e (ii) quais são suas plantas hospedeiras; (iii) também averiguaremos se as espécies de Cassidinae encontrados são mono ou oligófagas e (iv) se diferentes espécies desses besouros ocupam as mesmas plantas hospedeiras. Esperamos que a maior parte das espécies de cassidíneos encontrada seja monófaga, mas que a maioria dos indivíduos registrados sejam de espécies oligófagas ou de espécies monófagas cujas plantas hospedeiras sejam abundantes. Também predizemos que deve haver sobreposição de plantas ocupadas por diferentes espécies de besouro, gerando competição entre os mesmos. Acreditamos que, futuramente, esses dados devem nos permitir gerar uma rede trófica de interações para a subfamília Cassidinae e suas plantas hospedeiras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)