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Processo: | 22/02447-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2023 |
Situação: | Interrompido |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Lucianno Ferreira Gatti |
Beneficiário: | Vinicius Oliveira Sanfelice |
Instituição Sede: | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 23/14985-0 - Interpretação e definição: modos de discurso sobre arte, BE.EP.PD |
Assunto(s): | Artes Definição Interpretação Metáfora Estética |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Arte | Arthur C | Danto | definição | interpretação | metáfora | Paul Ricoeur | Estética |
Resumo O objetivo deste projeto é construir uma abordagem mista dos discursos sobre arte que integre aspectos sobre a interpretação e a definição da obra de arte de duas teorias contemporâneas. O projeto abordará uma teoria hermenêutica cujo foco é a função da interpretação na experiência da arte (Paul RicSur) e uma teoria essencialista cujo foco é a definição da obra de arte e a busca por uma ontologia da arte (Arthur C. Danto). As duas teorias compartilham preocupações com o significado da obra de arte a partir da expressão, estilo, retórica (a metáfora é um elemento central em ambas). Uma obra de arte é um objeto de interpretação: o significado é inseparável da obra, quer se considere o "acréscimo de sentido" da teoria hermenêutica, ou o "significado incorporado" da teoria essencialista. Essas teorias investigam a relação da arte com a linguagem e o real e tratam da possibilidade ou pertinência de uma definição de arte: a teoria hermenêutica ao pressupor o alcance ontológico da compreensão fornecida pela obra, a sua "veemência ontológica"; a teoria essencialista ao buscar uma definição de arte. Este projeto investiga a hipótese de que o resultado dessas investigações não depende dessa busca ou daquele pressuposto. A própria escolha entre interpretação ou definição da obra seria inadequada para abordar a arte. Se comprovada, a hipótese permite compreender essas teorias, que pertencem a âmbitos distintos da filosofia, como modos de discurso sobre arte que usam estratégias diferentes para abordar temas comuns. É possível que elas sejam integráveis pelos seus temas e pelas questões que guiam as investigações estéticas na atualidade: o "fim da arte", a metaforicidade, o estilo e a representação pictórica. | |
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