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A coordenação de matemática no desenvolvimento de projetos interdisciplinares

Processo: 23/02726-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Adriana Franco de Camargo Augusto
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06577-7 - O desenvolvimento profissional e a agência de professores dos anos iniciais do ensino fundamental ao promoverem uma educação interdisciplinar, AP.EP
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Educação estatística   Estudos interdisciplinares   Ensino de matemática   Qualidade do ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agência docente | anos iniciais do ensino fundamental | Desenvolvimento profissional | Educação Estatística | Interdisciplinaridade | Pesquisa (Auto)Biográfica | Formação e desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este projeto tem por objetivo subsidiar e acompanhar o desenvolvimento das atividades docentes dos professores participantes do projeto de pesquisa, particularmente, no que se refere aos processos de letramentos matemático e estatístico na infância. Serão desenvolvidos dois projetos interdisciplinares, semestralmente, com temática a ser definida pela equipe de participantes do projeto. Haverá encontros semanais para discussões teóricas, elaboração de atividades, encaminhamentos e socialização das atividades desenvolvidas. Serão selecionados textos que subsidiem a abordagem da matemática e da estatística durante as aulas. Serão produzidas narrativas orais e escritas com o objetivo de sistematizar as práticas realizadas pelas professoras durante os dois semestres. Espera-se não apenas o aprimoramento da prática pedagógica das professoras participantes, mas também uma efetiva melhoria no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Estatística na infância. (AU)

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