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Aprendizagem estatística da linguagem e medidas eletrofisiológicas: uma colaboração internacional com o Grupo Brainvitge da Universidade de Barcelona

Processo: 23/02238-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 22 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 28 de junho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Isabella Toselli Prequero Sbrocco
Supervisor: Toni Cunillera Llorente
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:21/13731-0 - Encontrando as palavras certas: um estudo com medidas eletrofisiológicas sobre o papel de dicas estatísticas na aquisição de linguagem, BP.MS
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Português do Brasil   Eletroencefalografia   Comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eeg | Erp | speech segmentation | statistical language learning | Aquisição de linguagem

Resumo

Há evidências robustas de que crianças e adultos podem rastrear regularidades estatísticas para extrair palavras da fala. Mais recentemente, vários estudos integraram medidas eletrofisiológicas e comportamentais para entender os mecanismos neurais subjacentes a esse processo. Para o seu trabalho de Mestrado, esta candidata pretende coletar dados de eletroencefalograma e dados comportamentais durante uma tarefa de segmentação de fala com falantes nativos do Português-Brasileiro. No entanto, coletar e analisar dados eletrofisiológicos complexos e programar um experimento de aprendizagem estatística da linguagem que integra ambas as medidas requer várias habilidades. O presente projeto busca suporte para uma visita de 3 meses ao laboratório do Dr. Toni Cunillera, na Universidade de Barcelona. Dr. Cunillera e seu grupo de pesquisa são mundialmente conhecidos por seu trabalho em aprendizagem estatística da linguagem com medidas eletrofisiológicas. Sua produção é especialmente relevante para o projeto de pesquisa da candidata. O estágio de pesquisa proposto será uma oportunidade para a candidata desenvolver análises de dados avançadas e métodos de pesquisa, habilidades que são altamente relevantes para a pesquisa de aprendizagem estatística da linguagem. Além disso, a candidata será capaz de coletar e analisar dados de EEG antes de começar a coletar seus próprios dados no Brasil, refinando seu projeto de pesquisa durante o processo. Um ganho secundário do estágio será iniciar uma colaboração internacional que pode ser frutífera para estudantes da Universidade Federal de São Carlos que possam se interessar em integrar medidas eletrofisiológicas em tarefas comportamentais, especialmente em aprendizagem estatística da linguagem. (AU)

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