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Meninas de 12 a 15 anos em meios populares: gênero, sexualidade e reputação

Processo: 23/03666-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 28 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 27 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Maria Fernanda Corrêa Frazão
Supervisor: Ana Margarida Martins Barroso
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal  
Vinculado à bolsa:22/02870-1 - Meninas de 12 a 15 anos em meios populares: gênero, sexualidade e reputação., BP.MS
Assunto(s):Escolas   Gêneros (grupos sociais)   Meninas   Sexualidade   Feminilidade   Reputação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | Feminilidade | meios populares | Antropologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa visa descrever e analisar diferentes estilos de feminilidade identificados entre meninas adolescentes (de 12 a 15 anos) em um bairro na periferia do município de Campinas. Tendo em vista que a instituição escolar aparece como central para a construção da feminilidade do grupo estudado, pretende-se compreender o lugar que a educação escolar e a escola ocupam em suas trajetórias. A pesquisa se ancora em uma etnografia desenvolvida junto a meninas majoritariamente com idades entre 12 e 15 anos, para quem questões relativas à sexualidade começam a fazer parte do cotidiano, de diferentes maneiras e em diferentes graus. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Em uma primeira etapa, foram realizados com um grupo de sete meninas com idades entre 12 e 17 anos, estudantes de balé. A segunda etapa foi realizada em uma escola municipal do território, na qual realizei observação participante e entrevistas com 33 meninas. Articulo as situações observadas em campo principalmente com dois conjuntos de estudos: pesquisas antropológicas sobre a construção da feminilidade em meios populares e pesquisas em sociologia e antropologia da educação sobre gênero e educação escolar. O estágio no exterior tem como objetivo possibilitar a discussão dos dados produzidos com outros pesquisadores e aperfeiçoar os caminhos teóricos para o desenvolvimento da pesquisa. (AU)

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