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Educação matemática e os objetivos de desenvolvimento dustentável da ONU: entrelaçamentos entre perspectivas e práticas nacionais e internacionais

Processo: 23/02251-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Maltempi
Beneficiário:Andrei Luís Berres Hartmann
Supervisor: António Manuel Dias Domingos
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:21/11937-0 - Educação Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: possibilidades e relações a partir de uma escola do campo, BP.DR
Assunto(s):Agenda 2030   Educação financeira   Educação matemática   Etnomatemática   Objetivos de desenvolvimento sustentável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agenda 2030 | Educação financeira | educação matemática | Educação Matemática Crítica | Etnomatemática | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Educação Matemática

Resumo

Em 2015, representantes de 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) discutiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais a serem implementados até 2030. A partir disso, diversos países passaram a efetivar ações para a promoção dos 17 objetivos, inclusive instituições de ensino superior, como a Unesp - Universidade Estadual Paulista (Brasil) e a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). Assim, nos indagamos: "quais relações podem ser estabelecidas entre perspectivas teóricas e práticas no contexto da Educação Matemática com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?", e propusemos a realização de um estágio doutoral por meio da parceria da Universidade Estadual Paulista e da Universidade NOVA de Lisboa. Como objetivo geral, estabelecemos: discutir as fundamentações teóricas e as práticas de pesquisa na área de Educação Matemática com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidas na América do Sul e na Europa, sobretudo entre Brasil e Portugal. Em caráter metodológico, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e técnicas da Análise de Conteúdo para constituir a análise dos dados, produzidos em estudos teóricos a partir da pesquisa bibliográfica e entrevistas com pesquisadores internacionais que realizam estudos e práticas no contexto da Educação Matemática e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (AU)

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