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Análise sobre a variação das práticas pedagógicas entre espaços escolares com diferentes padrões socioeconômicos, a partir da perspectiva da mobilidade urbana

Processo: 23/05142-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Mariana Abrantes Giannotti
Beneficiário:Carlos Augusto Araújo da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Aprendizagem   Desigualdades socioespaciais   Mobilidade urbana   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Desigualdades socioespaciais | mobilidade urbana | Praticas pedagogicas | Interdisciplinar

Resumo

Este trabalho considera que há perspectivas distintas sobre a diversificação das práticas pedagógicas no sistema de ensino. Se por um lado, a teoria da reprodução, desenvolvida pelos sociólogos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, implica em uma certa estabilidade dos modos de lecionar nas instituições escolares. Por outro lado, pensadores como Paulo Freire, na área da educação, e Henri Lefebvre, no que tange a filosofia do espaço, formulam teorias que possibilitam entender como o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas pode se realizar a depender do contexto em que as instituições estão inseridas. Diante deste contexto teórico, o presente trabalho tem o intuito de compreender como distintas naturezas de escola e diferentes origens socioeconômicas dos sujeitos podem influenciar o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas e seu impacto na aprendizagem. Para tal tarefa, o projeto pretende desenvolver um estudo empírico da construção do conhecimento no tema da mobilidade urbana, especificamente na análise do transporte público e motorizado individual (carros) em escolas pública e privada. A mobilidade urbana, como tema central da proposta de conhecimento escolar deste estudo empírico, se apresenta como relevante, pois além de ambas escolas estarem localizadas em um espaço urbano, este objeto do conhecimento é permeado por questões de diferentes ordens que impactam os sujeitos educandos e educadores conforme suas origens socioeconômicas e contextos culturais. Com isso, podemos avaliar se e como se realiza o desenvolvimento de práticas pedagógicas distintas a partir da construção do conhecimento de um objeto em que seu entendimento é sensível à perspectiva do sujeito que a constrói.

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