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Dos desprivilegiados aos privilegiados: uma análise das relações entre culturas escolares e desigualdades de acesso à cultura

Processo: 23/04701-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Mariana Abrantes Giannotti
Beneficiário:Eliene Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Cultura escolar   Desigualdades   Mobilidade urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acesso à Cultura | Capital cultural | Cultura Escolar | desigualdades | Mobilidade urbana | Interdisciplinar

Resumo

Esta pesquisa se desenvolve a partir de duas premissas inter-relacionadas. A primeira se baseia nas teorias de Pierre Bourdieu que a sociedade, estratificada em classes sociais, também é estratificada a partir da possessão de capital cultural. A segunda se relaciona com a primeira na medida que a partir de estudos empíricos entendemos que em algumas metrópoles, especificamente no caso brasileiro, as desigualdades socioeconômicas se relacionam decisivamente com desigualdades de acesso a equipamentos culturais e, portanto, oportunidades de aquisição de capital cultural. Essas duas premissas são a base da reflexão deste trabalho que lida com o desenvolvimento de culturas escolares distintas a depender do contexto socioeconômico em que estão inseridas. Reconhecendo por um lado que instituições escolares de contextos privilegiados possuem mais acesso a oportunidades de aquisição de capital cultural, e por isso possuem mais condições e instrumentos para determinados tipos de planejamento e atividades pedagógicas. Escolas de contextos desprivilegiados, entretanto, têm opções limitadas de planejamento pedagógico, que são constrangidas pelas dinâmicas de desigualdades do capital cultural e das próprias desigualdades urbanas. Desta forma, este trabalho se propõe a investigar a relação entre os contextos socioeconômicos em que as escolas estão inseridas e o acesso aos equipamentos culturais pelos membros das comunidades escolares, especialmente dos estudantes, e como essa relação se reflete na realização de culturas escolares específicas.

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