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Avaliação realista de programas educacionais sobre planejamento antecipado de cuidados em escolas médicas holandesas

Processo: 23/00823-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 09 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Edison Iglesias de Oliveira Vidal
Beneficiário:Edison Iglesias de Oliveira Vidal
Pesquisador Anfitrião: Marco Antonio de Carvalho Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University Medical Center Groningen (UMCG), Holanda  
Assunto(s):Cuidados paliativos   Planejamento antecipado de cuidados   Diretrizes para a prática clínica   Graduação   Medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidados Paliativos | Diretivas antecipadas de vontade | planejamento antecipado de cuidados | Cuidados Paliativos

Resumo

O Planejamento Antecipado de Cuidados (PAC) visa contribuir para que as pessoas recebam cuidados médicos consistentes com seus valores, objetivos e preferências em situações futuras relacionadas a doenças graves. Pesquisa recente de nosso grupo identificou uma notável carência de formação dos profissionais de saúde sobre PAC na América Latina, o que contribui para a ocorrência de sofrimento evitável no final da vida e o mau uso dos escassos recursos de saúde através de intervenções médicas em desacordo com os valores dos pacientes. A recente inclusão dos cuidados paliativos nas diretrizes curriculares brasileiras para a graduação médica representa uma grande oportunidade para promover o ensino de cuidados paliativos, incluindo PAC, no país. No entanto, a literatura sobre programas educacionais de PAC fornece pouca orientação sobre as relações entre contexto, mecanismos e desfechos para essas intervenções complexas. Como todas as oito escolas de medicina holandesas têm currículos de cuidados paliativos de longa data incluindo PAC e aquele país conta com uma história consistente de integração de cuidados paliativos no sistema público de saúde, a presente pesquisa propõe uma avaliação realista dos programas educacionais de PAC nas escolas de medicina holandesas para entender que tipo de programas tendem a atingir seus objetivos, para que tipo de estudantes, em que contextos, em que medida e como, enquanto forma de contribuir para a base teórica e metodológica de desenvolvimentos educacionais futuros acerca desse tema no mundo. Os métodos desta avaliação realista serão conduzidos de acordo com as recomendações do Projeto RAMESES II e envolverão o desenvolvimento de uma teoria inicial do programa que será testada e refinada por meio de um processo iterativo de entrevistas realistas qualitativas com os principais atores envolvidos nesses programas. (AU)

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