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Ensino superior e efeitos de ação afirmativa: evidência de uma universidade seletiva no Brasil

Processo: 22/16306-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Gabriel Guimarães Leite
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/10350-0 - Ensino superior e efeitos de ação afirmativa: evidência de uma universidade seletiva no Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Ação afirmativa   Capital humano   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação Afirmativa | Capital Humano | Qualidade do Ensino Superior | retorno do ensino superior | Economia da Educação

Resumo

Este projeto pretende 1) investigar qual o impacto do ensino superior público seletivo nos resultados laborais dos formandos de diferentes contextos socioeconômicos; 2) avaliar o efeito de programas de ação afirmativa sobre rendimentos futuros entre beneficiários e não-beneficiários e 3) analisar se a admissão de alunos beneficiados aumenta a probabilidade de alunos mais jovens da mesma escola se candidatarem à universidade seletiva nos anos seguintes. Para atingir esses objetivos, este projeto utilizará uma base de dados centralizada, que combina os dados da UNICAMP entre 1987 e 2020 às informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2002 a 2018. Para estimar os efeitos de frequentar uma das universidades mais seletivas do Brasil no mercado de trabalho, pretende-se utilizar o método de regressões descontínuas para contornar vieses de variáveis não observáveis, se aproveitando da identificação dos grupos de aprovados e não aprovados ao redor da nota de corte, antes da implementação das políticas de ação afirmativa da universidade (Paais e Profis). Após a implementação de tais políticas, pretende-se avaliar seus efeitos sobre os retornos de longo prazo entre os estudantes beneficiários e não-beneficiários, por meio dos modelos de diferenças em diferenças. Por fim, ambos os métodos serão utilizados para investigar se a aprovação de beneficiários estimula a demanda de pares mais jovens pela universidade. Desse modo, este projeto almeja testar a hipótese de que o acesso ao ensino superior seletivo aumenta os rendimentos dos indivíduos, principalmente dos estudantes de nível socioeconômico menos favorecido - isto é, aqueles que compõem o público-alvo das políticas de ação afirmativa. Além disso, pretende-se de adicionar evidências sobre um possível spillover dessas políticas no contexto brasileiro.

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