Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da termodinâmica de motores de combustão interna através da implementação em simulação computacional

Processo: 23/04652-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Caio Henrique Rufino
Beneficiário:Arthur Henrique Leite Amorim
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biocombustíveis   Detonação   Simulação por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocombustíveis | Combustão Interna | Detonação | Motores | Simulação Computacional | Turboalimentação | Simulação Computacional

Resumo

Uma das rotas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa passa pela adoção do uso de biocombustíveis em larga escala e a combinação entre diferentes rotas, tais como a eletrificação. Embora já adotado no Brasil há anos, o uso do etanol ainda apresenta desafios conforme os motores mudam e se adaptam para a entrada de veículos baseados em mecanismos híbridos, sobrealimentados e com novos modos de combustão à baixa temperatura. O desenvolvimento de modelos computacionais se torna fundamental para auxiliar na criação de motores, simulando seu comportamento com novos combustíveis e tecnologias. Neste contexto, o presente trabalho propõe uma implementação computacional do mecanismo de alimentação de ar e combustível através de turbocompressores e previsão da detonação do etanol em um simulador desenvolvido na instituição em pesquisas anteriores. O trabalho estará concentrado na investigação de uma variedade de modelos, a fim de compreender de que maneira o funcionamento do turbocompressor afeta as formas de detonação, para que se torne possível implementar estes modelos no código existente e ao final verificar sua validade e utilizá-lo para analisar qual o impacto do uso de etanol em relação ao uso de gasolina na eficiência e dinâmica do motor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)