Busca avançada
Ano de início
Entree

A função da deliberação (bouleusis) no engendramento do caráter virtuoso: um percurso pelos livros II, III e VI da Ethica Nicomachea de Aristóteles.

Processo: 22/15949-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Ahmad Suhail Farhat
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade   Deliberação   Moral   Virtude
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caráter | deliberação | Ética | moral | virtude | Filosofia Moral Aristotélica

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar, através de uma exegese minuciosa do texto grego da Ethica Nicomachea, editado por Bywater (1890), e do diálogo constante com a tradição de comentadores da obra aristotélica, a exemplo de Angioni (2009a, 2009b, 2009c, 2011a, 2011b), Broadie (1991), Brown (2009), Cooper (1975), Irwin (1999) e Taylor (2006), entre outros, qual é a função exata que Aristóteles atribui à noção de deliberação (bouleusis). A relevância de tal investigação reside em que a correta apreensão do sentido dessa noção nos permite compreender em profundidade quais são e de que modo estão articulados os principais conceitos que estruturam o pensamento ético aristotélico. Nesse sentido, minha pesquisa pretende elucidar em que medida e de que modo a noção de deliberação desempenha um papel importante na consecução de ações virtuosas e na consolidação do caráter virtuoso. Pretendo mostrar que a deliberação pode ser compreendida como um procedimento racional que requer o trabalho conjunto de duas virtudes, a do caráter e a phronsis, e que resulta na formulação de propósitos de longo prazo (prohaireseis) que, se dotados de valor moral intrínseco e implementados de modo plenamente apropriado, realizam o alvo da virtude do caráter e, em última instância, a eudaimonia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)