Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise magnética e microestrutural dos efeitos da sinterização de ímãs de terras raras (NdFeB) utilizando a técnica de "difusão no contorno de grão" em 900 °C e 1000 ° C.

Processo: 23/06403-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Mateus Botani de Souza Dias
Beneficiário:Luisa Lopes de Azevedo
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grain Boundary Difussion | propriedade magnética | Reciclagem de imãs | Superimãs de terras raras (NdFeB) | Imãs de terras raras

Resumo

Durante a COP-26, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de carbono em até 50% até 2030. Uma alternativa para atingir esse objetivo é a utilização de parques eólicos para produção de energia elétrica e a substituição de veículos com motor de combustão interna por veículos híbridos ou elétricos. Em ambos os casos, superímãs de terras raras (NdFeB) devem ser usados para produzir aerogeradores e motores elétricos mais eficientes. No entanto, o monopólio da China na comercialização de ímãs de terras raras expõe o Brasil a flutuações comerciais que podem afetar diretamente a cadeia produtiva desses dispositivos. Desse modo, o projeto visa explorar a viabilidade técnica da reciclagem de ímãs para reaproveitamento em aerogeradores e motores elétricos. Para isso, são comparados os ciclos de histerese de amostras comerciais que foram recicladas e submetidas ao processo de difusão do contorno de grão (GBD) no qual esperar-se-á que isso restaure as propriedades magnéticas dos ímãs reciclados. Para tanto, as amostras submetidas ao processo GBD serão examinadas em duas temperaturas (900 °C e 1000 °C) e dois tempos distintos (1 hora e 10 horas) no qual pretende-se encontrar a condição que tem maior campo coercivo, campo remanente e BHmáx. Além disso, análises microestruturais, químicas e da estrutura dos domínios serão realizadas para explicar as variações nas propriedades magnéticas. Por fim, espera-se que os resultados deste projeto nos permitam verificar a viabilidade técnica do uso do processo GBD para recuperar as propriedades magnéticas de ímãs de terras raras reciclados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)