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(RE)SIGNIFICAÇÃO SIMBÓLICA: Os desdobramentos dos processos de intervenção no patrimônio ferroviário na produção do espaço urbano contemporâneo

Processo: 22/09881-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
Beneficiário:Vanessa Forneck
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/20035-8 - (RE)SEGNIFICAÇÃO DE FRONTEIRAS, BORDAS E LIMITES: O contexto ferroviário na fronteira oriental da Argentina, BE.EP.DR
Assunto(s):Patrimônio ferroviário   Produção do espaço urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia do Sensível | Fronteira Brasil-Uruguay | Patrimônio Ferroviário | Processos de intervenção | produção do espaço urbano | Territórios e Cidades: Transformações, Permanência e Preservação

Resumo

O cenário de obsolescência de sítios ferroviários vem sendo (re)significado por meio de estratégias de novos usos e medidas que acabam promovendo novas forças e alterações na produção do espaço urbano. Diante disso, esta pesquisa consiste em investigar os processos de intervenção e seus desdobramentos nos sítios ferroviários das cidades-gêmeas de Santana do Livramento e Rivera, na fronteira Brasil-Uruguay, a partir de intervenções distintas: a primeira com uso cultural e a segunda com a retomada do transporte de passageiros. O método proposto está pautado na cartografia do sensível que tem a intenção de revelar em que medida determinadas ações favorecem ou não, uma forma de resistência ou de fragilização de contextos sócio-espaciais, frente aos processos de produção da cidade e do espaço urbano contemporâneo. A hipótese apresentada é que a instrumentalização do patrimônio material e imaterial como forma de "transmissão" de determinados processos históricos não compreende a integralidade da potência de valores simbólicos e culturais intrínsecos aos sítios ferroviários, de modo que tais processos tendem a uma fragilização das relações de pertencimento, decorrentes de estratégias globalizadas e hegemônicas de uma cidade produzida para o consumo.

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