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Mídias sociais e divulgação científica: estreitando os laços entre a escola básica a universidade pública

Processo: 23/05151-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Ana Laura Sabino dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   História da educação   Mídias sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | historia da educação | História Transnacional | Mídias sociais | História da Educação

Resumo

A proposta tem como objetivo a divulgação científica do Projeto Temático, utilizando-se de mídias sociais. A principal atividade do bolsista está relacionada à tradução para formatos das mídias sociais como Instagram e Twitter dos conteúdos produzidos pelas investigações dos pesquisadores principais e associados, tornando-os mais acessíveis a alunos e docentes dos Ensinos Fundamental e Médio. Ao associar esta iniciativa aos demais esforços realizados pelo Eixo 4, como produção de vídeos, estaremos dando resposta a um dos maiores desafios do Projeto Temático, que é o estreitamento de laços entre a universidade pública e a escola básica. O trabalho do bolsista será efetuado em colaboração ao do Jornalista Científico, cota de bolsa que estamos, no momento também, submetendo à análise. Os materiais elaborados pelo bolsista deverão circular em vários canais, não estando restritos à webpage https://sites.usp.br/educacaoemfronteiras/. Será, portanto, atividade do bolsista, criar enlaces, procurando ampliar a disseminação das postagens. Estamos cientes da relevância em gerar engajamentos que estes formatos suscitam. Ou seja, dentro das atribuições do bolsista está a busca ativa por grupos e publicações semelhantes de maneira a gestar um ambiente de intercâmbios, bem como avaliar os modos de interação do público com as postagens para identificar a melhor abordagem. Para tanto, uma incursão bibliográfica também está prevista, com o intuito de municiar o bolsista com estratégias mobilizadas por outros grupos para a divulgação científica em mídias sociais, além de suscitar uma reflexão sobre a internet, as mídias sociais, a comunicação em redes e a promoção inclusão/exclusão científica por meios digitais.

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