Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise magnética e microestrutural dos efeitos da sinterização de ímãs de terras raras (NdFeB) utilizando a técnica de "difusão no contorno de grão" em 800 °C e 900 °C.

Processo: 23/06160-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Mateus Botani de Souza Dias
Beneficiário:Gabriele Yumi Sato Shimizu
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades magnéticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grain boudary diffusion | propriedades magnéticas | Reciclagem de imãs | Superímãs de Terras raras | Propriedades magnéticas de Imãs de terras raras

Resumo

Visando implementar práticas mais sustentáveis, o Brasil estabeleceu uma meta durante a COP-26 de reduzir pela metade as emissões de carbono. Um meio para alcançar isto será substituindo a frota de veículos à combustão interna por híbridos/ elétricos e aumentando a geração de energia por fontes alternativas, como a eólica. Dessa forma, é de suma importância o desenvolvimento de motores elétricos e aerogeradores mais eficientes a partir da utilização de superímãs a base de terras raras, i.e., NdFeB. Contudo, estes ímãs estão sob monopólio chinês, fazendo com que o Brasil esteja sujeito às flutuações comerciais, podendo causar impactos diretos na cadeia produtiva dos motores elétricos e aerogeradores nacionais. Isto posto, o presente projeto visa analisar os efeitos da reciclagem dos ímãs de NdFeB e os efeitos do tratamento de grain boundary diffusion (GBD) nas propriedades magnéticas do material. Para isto, serão comparados os ciclos histeréticos de amostras comerciais, recicladas e submetidos ao processo de GBD em 2 temperaturas (800 °C e 900 °C) em dois tempos distintos (1 e 10 horas). Busca-se a condição de tratamento que produza os maiores valores para o campo remanente, campo coercivo e BHmax. Análises químicas, microestruturais e de estrutura de domínios também serão realizadas com o intuído de explicar as variações nas propriedades magnéticas. Assim, espera-se que este projeto permita validar a viabilidade técnica da aplicação do tratamento de GBD na recuperação das propriedades magnéticas dos superímãs após a reciclagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)