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Novos métodos baseados em conjuntos para estimação de estados e diagnóstico de falhas de sistemas dinâmicos e aplicações

Processo: 23/06896-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Marco Henrique Terra
Beneficiário:Brenner Santana Rego
Supervisor: Joseph Scott
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Georgia Institute of Technology, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/05052-8 - Novos métodos baseados em conjuntos para estimação de estados e diagnóstico de falhas de sistemas dinâmicos e aplicações, BP.PD
Assunto(s):Veículos aéreos não tripulados   Robótica   Sistemas não lineares   Estimação de estado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Drones | Estimativa de estados | Falhas em sistemas dinâmicos | Robótica | sistemas não lineares | Estimação de estados, Drones

Resumo

Métodos baseados em conjuntos tem atraído atenção nas últimas décadas em uma vasta gama de aplicações devido a sua robustez e confiabilidade, dado que os resultados obtidos são sempre garantidos. Entretanto, enquanto estimação e diagnóstico de falhas baseados em conjuntos estão relativamente consolidados para sistemas lineares, estimação e diagnóstico de falhas de sistemas não lineares ainda é um campo em aberto. O projeto de pesquisa terá foco na investigação de novos métodos para estimação e diagnóstico de falhas baseados em conjuntos. Estes exploram os benefícios do uso de zonotopos restritos e zonotopos mistos como principais representações de conjunto, que já apresentam vantagens em estimação e diagnóstico de falhas de algumas classes de sistemas de tempo discreto nos trabalhos sendo realizados na pesquisa de pós-doutorado do candidato. Isso está resultando em melhorias e extensões dos métodos anteriores, e na aplicação desses algoritmos em sistemas práticos como estimação conjunta de estados e parâmetros de bancos de baterias, transporte de carga usando veículos aéreos não tripulados, e cálculo de rotas seguras para mobilidade aérea urbana. Em particular, o cálculo de rotas seguras para veículos aéreos não tripulados usando zonotopos restritos, e o desenvolvimento de uma biblioteca MATLAB para estimação de estados e parâmetros, diagnóstico de falhas, e análise de alcançabilidade usando zonotopos e zonotopos restritos, serão objeto de investigação durante o período de estágio de pesquisa no exterior. (AU)

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