Busca avançada
Ano de início
Entree

Qual o interesse pela busca por informações relacionadas à desordem informacional em saúde de usuários da Internet de diferentes países? Um estudo infodemiológico.

Processo: 23/02547-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thiago Cruvinel da Silva
Beneficiário:Bruna de Paula Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desinformação   Fake news
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desinformação | Desordem informacional | Fake news | Infodemiologia | Saúde eletrônica | Odontopediatria

Resumo

Apesar de não ter seu surgimento na contemporaneidade, a disseminação de informações falsas encontrou na internet um meio propício para potencialização do seu alcance e impacto nocivo. O termo "fake news" tem sido utilizado leigamente para definir qualquer tipo de informação falsa que circula nos meios midiáticos, mas não é o único para definir a complexidade das desordens informacionais. Por conta da sua rapidez e facilidade, a internet se tornou importante fonte de informações em saúde para a população em geral. Entretanto, existe uma preocupação entre os profissionais e órgãos mundiais de saúde quanto a veracidade e a qualidade dessas informações encontradas na internet. O presente estudo tem por objetivo analisar longitudinalmente e retrospectivamente o nível de interesse dos usuários do Google por termos diretamente relacionados ao fenômeno da desordem informacional em diferentes países. Os dados serão obtidos no Google Trends para todos os países com volumes relevantes de buscas (índice RSV ` 0), pela utilização simultânea da função Tópicos para "Fake News", Misinformation", "Disinformation" e "Conspiracy Theory", em duas categorias distintas ("todas as categorias" e "saúde") e para pesquisas na Web entre janeiro de 2004 a janeiro de 2023. Os dados serão analisados para determinação de modelos preditivos de tendência, sazonalidade de buscas e análise qualitativa dos termos de pesquisa mais populares. Para todas as análises, valores de P<0,05 serão considerados para diferenças significativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)