Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à soc...
Processo: | 23/06354-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2023 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2024 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem |
Acordo de Cooperação: | Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
Pesquisador responsável: | Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha |
Beneficiário: | Regiane Santos Hrrero Portilho |
Instituição Sede: | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 22/06833-3 - Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental, AP.EP |
Assunto(s): | Ensino fundamental Ensino público Educação infantil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ensino Fundamental | ensino infantil | ensino público | Ensino Infantil e Ensino Fundamental |
Resumo Por se tratar de Projeto de Pesquisa que tem por objeto a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a participação de professores bolsistas do AG-III da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental trará importantes contribuições para o seu desenvolvimento e viabilizará benefícios imediatos à escola. Em Campinas a Educação Infantil é organizada por agrupamentos multietários. Do AG-III participam as crianças que irão para o 1º ano do Ensino Fundamental no ano seguinte. As ações do Projeto incluem reflexões e revisões de documentos (Relatório Individual da Trajetória Educacional da Criança, Ficha Descritiva de Avaliação do Aluno e Ficha de Matrícula, Projetos Político-Pedagógicos, Diretrizes Curriculares Municipais), bem como a compreensão da perspectiva das crianças (com a aplicação de um jogo), familiares (por entrevistas) e colegas docentes (pela produção de narrativas) sobre o processo de transição. Dentre essas ações, as atividades a serem realizadas pelos professores bolsistas desse Plano envolverão: estudos previamente indicados pelas pesquisadoras, a participação em reuniões quinzenais realizadas durante a vigência do Projeto (para compartilhamento dos estudos realizados e de dados produzidos pela equipe de pesquisa) e a produção de duas narrativas intituladas "As experiências sobre o processo de transição: vividas, observadas e sabidas" e "A organização do trabalho pedagógico da sala de aula: minha experiência pessoal"; por fim, os professores bolsistas serão também responsáveis pela indicação das famílias a serem entrevistadas pelas pesquisadoras. Como resultado final, os professores bolsistas colaborarão na elaboração de ações decorrentes dos estudos e dos dados produzidos, para compor o Programa de Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental, em formato digital, preferencialmente um e-book, que reunirá um conjunto de experiências inovadoras que poderão trazer não apenas benefícios imediatos à escola, como para toda a rede, por sua disponibilização para todos os docentes e gestores da educação. (AU) | |
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