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Mapeamento dos Sistemas de Arte Digital na África Lusófona

Processo: 23/07271-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Denise Dias Barros
Beneficiário:Laura Dias Porto
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05923-9 - Do coração das guerras a poéticas da plasticidade: criação e engajamento no pensamento artístico em contextos africanos dos anos 1980 a nossos dias, AP.TEM
Assunto(s):Arte africana   Arte digital   Inovações tecnológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte africana | arte digital | Inovação tecnológica | Sistema de arte | Produção e Circulação de Arte

Resumo

Este projeto tem por objetivo realizar um levantamento sobre o sistema de arte nato digital contemporânea nos países da África Lusófona (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe), à luz da conceituação do sistema de arte de Anne Cauquelin (2005). Visa mapear esses ambientes, por meio de pesquisa teórica e documental, bem como pesquisa qualitativa, com a técnica de entrevistas em profundidade com agentes desse sistema. Anne Cauquelin (2005) explica a Arte Contemporânea, situando-a a partir da ruptura com o ambiente e com a forma que adquire na sociedade. Essa autora apresenta o sistema em que a arte das vanguardas, especialmente as modernistas, se organizava com uma nítida separação entre os agentes responsáveis por cada papel nesse sistema; e em comparação, o sistema da arte contemporânea, que está imerso em outros sistemas, e no qual os papeis também são menos delimitados. Gasparetto (2016) acrescenta que ainda que as Artes Digitais em alguns momentos estejam nos mesmos espaços que a Arte Contemporânea, os circuitos são distintos, existindo portanto em paralelo um Sistema de Artes Digitais no Brasil. Ainda, como em Liberato (2021): "Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) serão entendidos como um grupo internamente heterogéneo, não havendo uma intenção de os tomar por iguais nem de assumir a existência de uma identidade coesa e adquirida. A escolha deste grupo de países prende-se com as suas experiências comuns de colonização, trajetórias similares e laços históricos" (Liberato, 2021, p. 2).A hipótese inicial é que os sistemas de artes digitais nos PALOP tenham pontos de intersecção, principalmente pela proximidade linguística, cultural e geográfica, bem como intensão de colaboração entre esses países. Metodologicamente, esta pesquisa será desenvolvida com pesquisa teórica e documental de produção científica e artística, com ênfase àquelas disponíveis de forma digital para identificação e mapeamento. Também serão recursos metodológico entrevistas profundidade com agentes desse sistema, de forma a abordar também de forma qualitativa a relação dos agentes com as instituições e espaços em que as artes digitais ocorrem nos nossos tempos, nos PALOP. Esse projeto pretende organizar e facilitar o acesso aos trabalhos e espaços de circulação de artistas de territórios determinados, mas que têm em sua expressão artística um suporte que permite horizontes cada vez mais amplos. Ainda, visa entender onde se inicia e por quais espaços esses artistas circulam, até chegar no alcance global. O trabalho de pesquisa envolverá divulgação de resultados parciais de forma pública para promoção do acesso livre a dados científicos, bem como contribuição constante com o grupo de pesquisa temático.

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