Busca avançada
Ano de início
Entree

Maternidade solo e redes sociais: um estudo sobre o Instagram como espaço virtual de compartilhamento e rede de apoio

Processo: 23/07971-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Thassia Souza Emidio
Beneficiário:Gabriela Borsato Scaliante
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Redes sociais   Psicologia clínica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Maternidade Solo | rede de apoio | redes sociais | Psicologia Clínica

Resumo

A partir do surgimento e da popularização das redes sociais, nota-se nas mulheres uma busca por referências maternas nos espaços virtuais. Estes permitem a transmissão de informações em tempo real, a produção de conteúdos e também interações entre os usuários, nos fazendo pensar nos novos arranjos e espaços que as redes sociais propiciam para o exercício da maternidade. Esta pesquisa tem como objetivo refletir e compreender sobre como as redes sociais podem contribuir como espaço de compartilhamento de vivências e rede de apoio para mulheres que vivenciam a maternidade solo. Buscaremos compreender como elas vivenciam a maternidade solo, e como a rede de apoio virtual ressoa nessa experiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, que utilizará da entrevista semi-dirigida como instrumento de coleta de dados. O grupo pesquisado será formado por 8 mulheres que sejam mães solo, entre 20 e 45 anos, que fazem uso da rede social Instagram. A análise dos dados, consequentemente, será uma articulação entre os dados adquiridos nas entrevistas e os estudos realizados sobre o tema. Os dados serão analisados a partir da articulação entre a fala das entrevistadas acerca de suas vivências, sua rede de apoio e a forma como elas experienciam isso através das redes sociais, e os estudos realizados sobre o tema. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para as discussões sobre a maternidade e sobre as redes sociais e suas ressonâncias nas experiências na atualidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)