Processo: | 23/04076-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2023 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2024 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena |
Acordo de Cooperação: | Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
Pesquisador responsável: | Edmundo Antonio Peggion |
Beneficiário: | Talita Mara Catini |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 22/06848-0 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, AP.EP |
Assunto(s): | Educação escolar Educação indígena Interculturalidade Cultura indígena Povos indígenas do Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Educação Escolar | história e cultura indígena | interculturalidade | povos indígenas em São Paulo | educação escolar indígena |
Resumo O presente projeto visa uma articulação efetiva entre ensino, pesquisa e extensão. A intenção é refletir sobre um conjunto de relações que poderão estimular desdobramentos futuros relacionados a amplas possibilidades didáticas e políticas em escolas indígenas e não-indígenas. O ponto de partida é um diálogo entre as/os participantes sobre a efetiva atuação de políticas pedagógicas sensíveis à diferença cultural. Este tema é apontado como relevante pela legislação vigente, em particular, pela Lei 11.645/2008, que modificou a Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Nessa direção cada comunidade envolvida participará ativamente visando resultados específicos: para as escolas indígenas, uma possibilidade de diálogo, apoio e produção de material, para a universidade, a articulação da tríade de formação e para a escola não indígena, o aporte de maiores informações e subsídios para levar a sério a legislação pertinente. Como resultado, espera-se a produção de um livro com relatos da experiência, duas autobiografias e indicativos de possíveis políticas públicas futuras. Na presente proposta, os participantes encontram-se vinculados de maneira equivalente, posto que o projeto propõe, principalmente, um diálogo simétrico. (AU) | |
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