Busca avançada
Ano de início
Entree

Resgate da história indígena local: vozes esquecidas e direitos humanos

Processo: 23/10145-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Vitor Souza Lima Blotta
Beneficiário:Roberto Otaviano de Carvalho
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06997-6 - Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas, AP.EP
Assunto(s):História indígena   Educomunicação   Relações étnico-raciais   Direitos humanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em direitos humanos | educomunicação | História local indígena | Relações étnico-raciais | Educação em Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho busca resgatar a História indígena do entorno da EE Amélia Kerr, através de entrevistas e consultas à comunidade e também por meio de visitas e vivências nas aldeias indígenas de Parelheiros, onde vivem remanescentes das antigas aldeias da região. Com o material coletado, será produzido um documentário, que servirá como material pedagógico escolar, voltado para fortalecer o interesse dos estudantes pela temática indígena e sua cultura, mas também como documentação histórica de uma população que vem sendo "esquecida" há décadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)