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Os comos e porquês da atenção: uma exploração neuro-filosófica baseada na inferência ativa

Processo: 23/05458-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Osvaldo Frota Pessoa Junior
Beneficiário:Maria Luiza Iennaco de Vasconcelos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/07686-0 - O atual status da atenção nos modelos preditivos de cognição: uma análise neurofilosófica não-reducionista, BE.EP.DR
Assunto(s):Ciência cognitiva   Atenção   Inferência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | Ciências Cognitivas | Inferência Ativa | Neurofilosofia | Filosofia das Ciências Cognitivas

Resumo

A atenção é um fenômeno amplamente estudado na filosofia e nas ciências cognitivas. Contudo, a literatura científica sobre o tema apresenta diversas ambiguidades e imprecisões naquilo que tange à sua definição e atribuições, o que sugere a existência de dificuldades epistemológicas e, até mesmo, divergências ontológicas entre aquilo comumente pressuposto em seu estudo. Com isso em mente, o presente Projeto de Pesquisa objetiva contribuir para a eventual atenuação desse cenário, atuando como um exemplo da exploração de formas mais rigorosas e, ao mesmo tempo, relativamente compreensivas para o trato e operacionalização da atenção. Para tanto, em um primeiro momento, partiremos de uma revisão crítica do atual estado de seu campo de estudos, seguida de uma investigação de se o emprego das chamadas "abordagens biogênicas" poderia oferecer uma forma de amenizar suas divergências internas e contornar suas principais dificuldades. Posteriormente, partindo do resultado desse processo, baseando-nos numa análise comparativa dos dados empíricos disponíveis, guiada por preceitos neuro-filosóficos, exploraremos como (e se) o, cada vez mais popular, framework neurocomputacional da Inferência Ativa poderia iluminar nossa compreensão do surgimento, desenvolvimento e configuração da atenção, de maneira a auxiliar na explicação, previsão e, até mesmo, instruir uma melhor manipulação dos aspectos mais comumente tratados como centrais ao seu estudo. Por fim, as principais limitações teóricas e metodológicas dessa empreitada serão elencadas, visando sua potencial superação e, particularmente, o esclarecimento de seus status internamente ao crescente cenário atual de propostas pragmáticas e radicalmente corporificadas para a filosofia da cognição. (AU)

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