Busca avançada
Ano de início
Entree

Filosofias da Educação Matemática: espectros da diferença

Processo: 23/04962-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Guilherme Francisco Ferreira
Beneficiário:Rafael Juliano Calori
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Filosofia da Educação Matemática | filosofias da diferença | Educação Matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estabelecer um plano de trabalho de Iniciação Científica buscando apresentar as múltiplas perspectivas que constituem a Filosofia da Educação Matemática no Brasil. Para tanto, serão utilizados como materiais de estudo e análise entrevistas já realizadas com educadores matemáticos em uma disciplina de Filosofia da Educação Matemática, bem como suas respectivas produções acadêmicas. Após a transcrição das entrevistas e construção de um banco de dados com a bibliografia de cada educador matemático entrevistado, será produzido um primeiro mapeamento das singularidades de cada perspectiva e de seus atravessamentos. Por fim, cabe ressaltar que o plano de trabalho aqui apresentado está em consonância com o objetivo geral do projeto de pesquisa Filosofias da Educação Matemática: espectros da diferença, isto é, produzir um livro que problematiza e apresenta uma cartografia das Filosofias da Educação Matemática a partir de discursos e bibliografias de reconhecidos educadores matemáticos do Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)