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Novas abordagens de ciências e matemática na escola: itinerários em arte-educação

Processo: 23/08878-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Denise Silva Vilela
Beneficiário:Jaqueline Pérola de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06901-9 - Novas abordagens em ciências e matemática na escola: itinerários em arte-educação, AP.EP
Assunto(s):Educação em ciências   Educação matemática   Arte-educação   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Arte - Educação | Educação em Ciência | Educação Matemática | Educação

Resumo

Este projeto se organiza em dois eixos. Um eixo de pesquisa bibliográfica que visa aprofundar estudos já realizados nessa articulação da arte e educação, em geral, e, especificamente, arte e ciências e matemática. O projeto já levantou alguns títulos e pretende avançar na literatura das áreas para estabelecer possíveis conexões entre a bibliografia que envolve a arte e a educação, a arte e as ciências e a arte e a matemática. Este estudo subsidiará esta e outras experiências pedagógicas inovadoras, assim como futuras experiências decorrentes da formação que os professores receberão no processo de desenvolvimento do Projeto. O outro eixo, relativo à atuação em duas escolas estaduais, possui como objetivo central realizar oficinas associadas a novas disciplinas propostas a partir da nova base curricular, valorizando o uso de tecnologias. Esse eixo envolve as disciplinas de matemática, ciências, artes, história, filosofia, entre outras, e visa uma abordagem articulada entre as diferentes áreas. A ideia é manter relações fecundas com essas áreas do conhecimento e explorar vivências artísticas e culturais que possam trazer benefícios imediatos à formação dos estudantes envolvidos no projeto, sobretudo como mecanismo de ressocialização após o período de ensino remoto. A noção de "aprendizagem" que pauta este eixo não tem o sentido da aquisição de conhecimento, mas de experiência e sentido, conforme Gilles Deleuze (1925-1995).Assim, se baliza por uma ética, se foca na prática e se distancia das aulas expositivas em que o professor é centro e os alunos passivos. A proposta visa uma atuação alternativa ao ensino tradicional, em termos filosóficos e pedagógicos, pretende-se contemplar uma formação cultural e não se restringe a uma racionalização de conteúdos. Propõem-se a realização de visitas em museus, e exposições, assim como montar exposições na escola e universidade, além de criação de painéis para compor o ambiente escolar. A formação cultural é entendida como fundamental para o professor e estudantes e, por meio dessa educação, vislumbra-se criar uma necessidade cultural. (AU)

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