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Da esfera privada à pública: histórias que (re)existiram.

Processo: 22/03896-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Paula Cristina Somenzari Almozara
Beneficiário:Ana Clara Amato Muner
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da mulher   Memória   Poéticas visuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte impressa | fotografia de arquivo | História da mulher | memória | Poéticas visuais | processos de gravação | Arte impressa

Resumo

O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a representação feminina em fotografias de arquivo de álbuns de família por meio de uma série de trabalhos artísticos baseada em uma metodologia de construção poética autoral. A temática pretende questionar as condições impostas às mulheres do século XX pela sociedade patriarcal e como a arte contemporânea trata de significar as histórias e intensificar as narrativas feministas. Entende-se, de modo geral, que as fotografias de arquivo familiar podem ser recuperadas e apropriadas para a construção de uma contra memória ou saber alternativo, por meio da fusão entre as esferas políticas e pessoais - no caso, as reivindicadas pelo feminismo. Nesse contexto, o arquivo fotográfico pessoal e a construção do processo artístico desenvolvido em torno dele são vistos como dispositivos metodológicos autoetnográficos, mediante uma relação dialógica entre a pesquisa teórica e a parte prática, constituída pela produção artística baseada em processos fotomecânicos.

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