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Efeitos do reforçamento positivo sobreposto à punição negativa na aquisição e manutenção de autorrelatos correspondentes de crianças

Processo: 23/03662-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Ana Luisa Galharde Tarifa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Manutenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:correspondência fazer-dizer | Manutenção | punição negativa | reforçamento positivo | Relato verbal | treino de correspondência | Correspondência fazer-dizer

Resumo

Uma série de estudos vem avaliando a eficácia de diferentes procedimentos para promover relatos correspondentes. No geral, tem-se utilizado a tecnologia comportamental denominada treino de correspondência, que consiste no reforçamento diferencial para relatos correspondentes e não correspondentes (reforçamento positivo para relatos correspondentes e extinção de relatos inacurados). O presente estudo avaliará os efeitos do treino de correspondência com reforçamento positivo de relatos correspondentes sobreposto à punição negativa de relatos não correspondentes na aquisição e manutenção de autorrelatos acurados de crianças em uma atividade acadêmica. Participarão quatro crianças com desenvolvimento típico entre 7 e 10 anos. "Fazer" consistirá em ler em voz alta uma palavra apresentada na tela do computador e "dizer" em relatar sobre a acurácia da resposta textual após o feedback do computador. Será utilizado o delineamento de sujeito único de linha de base múltipla entre participantes. A linha de base avaliará a acurácia dos relatos de acertos e erros em uma situação sem consequências diferenciais. Na condição de estabelecimento de correspondência, os relatos correspondentes serão consequenciados com a apresentação de pontos e os relatos não correspondentes serão consequenciados com a retirada de pontos. Sessões de manutenção serão realizadas imediatamente, 15 e 30 dias após o término da fase de ensino. Os resultados serão analisados em relação à porcentagem de relatos correspondentes e não correspondentes de acertos e de erros e ao número de sessões necessárias para atingir o critério de aprendizagem.

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