Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades expressivas: a criação como ferramenta lúdica, desenho e pintura como meios para refletir sobre os processos de subjetivação na infância.

Processo: 23/04327-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Dionisio
Beneficiário:Ana Débora Muniz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho   Educação   Lúdico   Pintura   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividades expressivas | desenho | educação | lúdico | pintura | psicanálise | Psicologia e educação artística

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira as atividades expressivas, mais especificamente a pintura e o desenho, bem como seu processo criativo auxiliam na transformação psíquica de uma criança.Para que se alcance seu propósito, além do estudos de artigos acadêmicos dos anos de 2010 a 2020, será realizada uma pesquisa de campo em uma Escola Municipal da cidade de Assis-SP. A coleta de dados será feita por intermédio de um diário de campo, nele estará contido os detalhes do acompanhamento da rotina de uma professora da Rede Municipal. O enfoque estará em observar a dinâmica da relação que se estabelece entre professor e alunos durante as atividades e o movimento que o grupo faz entre si. Ademais, será analisado os benefício psíquicos e escolares que podem ser obtidos ao executar as atividades expressivas.A pesquisa se estabelece na premissa de que as atividades expressivas aplicadas ludicamente durante as aulas podem ser de grande valia no desenvolvimento do sujeito, dado esse fator, o objetivo principal é buscar compreender de que modo opera um professor ao explanar ludicamente tais atividades artísticas e os desdobramentos atingidos. Espera-se que a pesquisa concilie artigos acadêmicos relacionados ao tema fazendo ponte com a observação da prática, Em suma, o projeto se constitui pelas atividades expressivas e seu potencial de transformar e constituir o psiquismo do sujeito, como elas operam e suas implicações na vida escolar da criança.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)