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Corpo, gênero e sexualidade na figuração da mulher em cenas simpóticas na pintura da cerâmica ática

Processo: 23/04244-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:José Geraldo Costa Grillo
Beneficiário:José Geraldo Costa Grillo
Pesquisador Anfitrião: Marie-Christine Villanueva Puig
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques (ANHIMA), França  
Assunto(s):Gêneros (grupos sociais)   Corpo   Mulheres   Pintura   Sexualidade   Arte grega
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte grega | Corpo | Gênero | Mulher | Pintura | Sexualidade | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | História da Arte Antiga

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar as concepções do corpo, gênero e sexualidade na figuração feminina em cenas simpóticas na pintura da cerâmica ática, problematizada pela abordagem dos Estudos de gênero. Para tanto, verifica como as concepções do corpo na Grécia antiga adquiriram significados em contextos históricos, sociais e culturais específicos, e como elas se articulam com as relações de gênero e com a sexualidade de modo a compreendê-las no interior do sistema simbólico desta civilização. Uma vez que as ideias sobre o corpo antigo não deixam de ser, também, constructos modernos, trata das epistemologias que têm norteado as pesquisas. A seriação das imagens a partir da figuração feminina permitiu a identificação de cinco esquemas iconográficos: 1. Simpósio masculino-feminino, no qual a mulher forma uma dupla com um conviva masculino, reclinada ou sentada ao lado dele; 2. Simpósio feminino, composto apenas por mulheres, representadas em grupo, em dupla ou por apenas uma mulher; 3. Simpósio erótico, em que a mulher tem relação erótica com um conviva masculino, trocando carícias ou copulando detrás ou de frente; 4. Mulher musicista e dançarina, onde a mulher é representada como tocadora de flauta, lira e crótala ou dançando; 5. Mulher em pé ou sentada, no qual a mulher é representada em pé ou sentada sobre uma banqueta. A opinião majoritária da historiografia sobre o tema é o de que as mulheres presentes nas cenas simpóticas são prostitutas. Em contraposição a esse entendimento, a hipótese norteadora desta pesquisa é que essas mulheres desempenham papéis ordinários de convivas no banquete, em pé de igualdade com os pares masculinos, em todos esses esquemas iconográficos. (AU)

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