Formação de professores de ciências para a equidade educacional
Formação de Professores Supervisores de Química para a Equidade Educacional
Formação de Professores Supervisores de Química para a Equidade Educacional
Processo: | 23/07105-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2023 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2024 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Química |
Acordo de Cooperação: | Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
Pesquisador responsável: | Amadeu Moura Bego |
Beneficiário: | Maria Auxiliadora Cavalcanti e Silva |
Instituição Sede: | Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 22/06924-9 - Formação de professores de ciências para a equidade educacional, AP.EP |
Assunto(s): | Desenvolvimento profissional Desenvolvimento sustentável Ensino público Equidade educacional Ensino de química Ensino de ciências |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ciência da Natureza | Desenvolvimento profissional | Desenvolvimento Sustentável | ensino público | Equidade Educacional | Formação continuada de professores | Ensino de Química |
Resumo Os professores de ciências das duas escolas parceiras irão atuar como membros da equipe de trabalho colaborativa durante o desenho e a implementação do percurso formativo inovador para a promoção da EE pautado nos 6 conjuntos de fatores teóricos e práticos e 3 dimensões essenciais que informam as práticas centrais de ensino. Com base nos princípios do desenho de pesquisa o Design-Based Research (DBR), as atividades de aperfeiçoamento pedagógico envolverão: 1) negociação, definição e compartilhamento dos objetivos da pesquisa; 2) revisão da literatura e preparação didático-pedagógica; 3) Escolhas didáticas e pedagógicas; 4) Implementação e coleta de dados. A partir de ciclos reiterados de implementação do percurso formativo, pretende-se gerar acervo de materiais didático-pedagógicos para o ensino de ciências baseado nos princípios da equidade educacional com foco em conteúdos específicos do Currículo Paulista do Ensino Médio. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |