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Impactos da mobilidade compartilhada na escolha modal e na equidade durante interrupções nos sistemas de transporte

Processo: 20/16097-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Luiza Gagno Azolin Tessarolo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/01471-1 - Identificando os motivos da escolha pela mobilidade compartilhada e a contribuição deste serviço para o sistema de transporte, BE.EP.DR
Assunto(s):Mobilidade urbana   Equidade   Resiliência   Sistemas de transportes   Transporte coletivo   Rio de Janeiro (RJ)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eqüidade | Mobilidade compartilhada | mobilidade urbana | resiliência | Sistemas de Transporte | Mobilidade urbana

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivos identificar os impactos da mobilidade compartilhada na escolha modal e na equidade durante interrupções nos sistemas de transporte e verificar seu potencial para promover uma mobilidade equitativa e resiliente considerando a perspectiva dos usuários. Para coletar dados de preferência revelada e preferência declarada dos usuários em relação à escolha modal, um questionário será elaborado considerando diferentes circunstâncias (operação normal dos sistemas de transporte, durante e após interrupções que possam afetar essa escolha). A pesquisa será realizada na cidade do Rio de Janeiro e na região metropolitana de Roterdã-Haia, que diferem significativamente nos níveis de serviço da infraestrutura de transporte e na disponibilidade e uso de serviços de mobilidade compartilhada. Um modelo multimodal baseado em SIG será utilizado na modelagem da escolha modal. Assim, serão identificados os efeitos das interrupções, em curto e longo prazo, nas escolhas modais de diferentes grupos de usuários e a contribuição dos serviços de mobilidade compartilhada em cada circunstância. Os resultados obtidos serão apresentados à representantes do governo e provedores de mobilidade compartilhada para explorar a viabilidade e as implicações de estratégias para incentivar o uso desses serviços. O aspecto inovador desta pesquisa é que ela se concentra nas necessidades dos usuários e em suas respostas comportamentais diante de perturbações no sistema de transportes, e não nos efeitos operacionais (na rede e na oferta de transportes). (AU)

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