Busca avançada
Ano de início
Entree

Preventive and responsive strategies to deal with the impacts of exogenous shocks to urban mobility systems

Processo: 17/50309-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Convênio/Acordo: University of Manchester
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Pesq. responsável no exterior: Nuno Pinto
Instituição no exterior: University of Manchester, Inglaterra
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mobilidade urbana  Acessibilidade  Sistemas de mobilidade urbana  Serviços de mobilidade urbana  Novos serviços  São Carlos (SP)  Manchester (Inglaterra)  Planejamento territorial urbano 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia

Resumo

Mobilidade é um dos componentes fundamentais de um sistema urbano independentemente da sua escala ou estrutura, ao providenciar acessibilidade a pessoas, bens e serviços, mas também devido aos impactos socioeconômicos e ambientais destes sistemas. Os sistemas de mobilidade são sistemas complexos que combinam demanda e oferta baseadas em conceitos tradicionais de infraestruturas e tecnologia de veículos e novas abordagens tecnológicas baseadas em ICT para providenciar soluções de mobilidade cada vez mais resilientes, capazes de responder a diferentes tipos de choques externos (devido a eventos ambientais, relacionados com combustíveis ou eventos de segurança pública) que criam rupturas de serviço com consequências muitas vezes perenes para populações e empresas. O projeto tem por objetivo analisar como estes choques impactam no sistema de mobilidade urbana e como novos serviços de mobilidade (partilha de veículos ou aplicações IC) podem ser usados para providenciar respostas imediatas ou de longo prazo para aliviar estes impactos. Serão considerados os casos de São Carlos, SP (SC) e da Grande Manchester, no Reino Unido (GM) para quantificar indicadores de resiliência e para informar e avaliar estratégias de planeamento. SC e GM são dois sistemas urbanos que, apesar das diferenças de escala e de estrutura urbana, têm atributos em comum no que toca ao peso dos sectores econômicos de serviços de base tecnológica e de conhecimento, o que requer uma elevada robustez e resiliência ao sistema de mobilidade. Os dois estudos de caso têm diferentes escalas e estão também expostos a diferentes tipos de choques exógenos (SC focado nas questões dos combustíveis e ambiental e GM predominantemente ligada a choques ambientais e de segurança) o que irá providenciar um maior número de cenários para testar a metodologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA MATA MARTINS, MARCEL CARLOS; RODRIGUES DA SILVA, ANTONIO NELSON; PINTO, NUNO. An indicator-based methodology for assessing resilience in urban mobility. TRANSPORTATION RESEARCH PART D-TRANSPORT AND ENVIRONMENT, v. 77, p. 352-363, . (17/50309-9)
AZOLIN, LUIZA GAGNO; RODRIGUES DA SILVA, ANTONIO NELSON; PINTO, NUNO. Incorporating public transport in a methodology for assessing resilience in urban mobility. TRANSPORTATION RESEARCH PART D-TRANSPORT AND ENVIRONMENT, v. 85, . (17/50309-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: