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Seven Always Exchange: uma plataforma de negócios que transforma um veículo comum em inteligente e fornece infraestrutura como um serviço (IaaS) para provedores de mobilidade como um serviço (MaaS)

Processo: 18/25275-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de setembro de 2019 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Arthur de Miranda Neto
Beneficiário:Arthur de Miranda Neto
Empresa Sede:Seven Always Tecnologia Ltda
CNAE: Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
Município: São Paulo
Pesquisadores associados: Andrea Martinesco Coelho Martins
Bolsa(s) vinculada(s):19/22630-2 - Realizar estudo de normas, regulamentos e de legislação, para que os produtos desenvolvidos pela SEVEN GO atendam aos requisitos de safety-by-design e compliance e possam ser colocados no mercado com segurança jurídica, BP.TT
19/19025-0 - Criar um algoritmo para autenticação (bio-assinatura) do veículo e condutor, BP.TT
19/19040-9 - Seven Always Exchange: uma plataforma de negócios que transforma um veículo comum em inteligente e fornece infraestrutura como um serviço (IaaS) para provedores de mobilidade como um serviço (MaaS), BP.PIPE
Assunto(s):Veículos inteligentes  Internet das coisas  Blockchain  Big data  Infraestrutura  Mobilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Blockchain | Data Exchange (Big Data) | Infraestrutura como um Serviço (IaaS) | Internet das Coisas (IoT) | Mobilidade como um Serviço (MaaS) | Veículos Inteligentes | Mobilidade como um Serviço (MaaS)

Resumo

Diante da revolução digital e com o progressivo interesse por cidades inteligentes, internet das coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA), a Seven Always (Seven) apresenta uma plataforma modular, composta por hardware e software, preparada para o processamento de sistemas inteligentes e multitarefas. Dentre os recursos disponíveis, visa fornecer à comunidade a possibilidade do desenvolvimento de novas soluções para mobilidade e aplicação de técnicas de processamento de imagens, reconhecimento de padrões e IA, dentre outros que, acoplados a um veículo comum, irão transformá-lo em inteligente e comunicante. Especialistas indicam que a conectividade terá um efeito maior e mais disruptivo nos carros do que em qualquer outra tecnologia automotiva do último século. Isso, por sua vez, pode trazer alternativas reais de monetização de dados cujo valor estimado é de US$ 1 trilhão nos próximos 10 anos. Com isso, objetiva-se criar um ecossistema em torno de uma mobilidade mais eficiente e valorizado por meio de um ciclo virtuoso de "dados-benefícios" no futuro, já que os dados coletados podem ser convertidos em benefícios para seus usuários, tais como, o rastreamento de veículos (supply chain), serviços de segurança patrimonial, modo econômico de condução, mecânico virtual e diagnóstico preventivo, novas modalidades de seguros e pedágios tarifados por quilômetro rodado, ou por behavior no caso dos seguros, pagamento de estacionamento por tempo e localização, WiFi Hubspot e WiFi Sharing veicular, dentre outros. Com essa plataforma, a Seven pretende tornar-se o fornecedor de Infraestrutura como um Serviço (IaaS) para provedores de Mobilidade como um Serviço (MaaS), um produto inovador e até então inexistente no Brasil, quiçá no mundo. No Brasil são mais de 90 milhões de veículos, onde no sudeste estão mais de 45 milhões. São Paulo é considerada a quinta maior região metropolitana do mundo. Os problemas de mobilidade urbana, a centralização dos dados (sob o domínio de algumas poucas companhias e não dos seus verdadeiros proprietários), a impossibilidade de inclusão de novos Provedores de Mobilidade (Mobility Providers - MP) em igualdade de condições, acarretam muitos prejuízos e significativas perdas em diversos setores, inclusive no transporte de cargas. A IaaS proposta pela Seven visa revolucionar o ecossistema de MaaS. Isso porque, contempla um estudo e avaliação de tecnologias capazes de colocar a gestão de dados como ponto central do negócio, a fim de observar as leis e regras pré-estabelecidas de proteção aos seus proprietários, atendendo a requisitos de transparência, privacidade e segurança. A fim de garantir a interoperabilidade com a maior parte dos gateways de mercado, pretende atuar como uma plataforma de MaaS neutra e, em uma estratégia de Go-to-Market, disponibilizar para os MP uma solução de White Label. Na presente proposta, apresentada à FAPESP no âmbito do processo de seleção PIPE, Fase 1, a Seven vai desenvolver soluções para alguns componentes-chave da sua arquitetura de sistema, tais como: 1) Validar um sistema de aquisição de dados via interface OBDII que seja confiável e seguro, contemplando a maior parte dos veículos da frota atual. 2) Validar um sistema de localização GNSS + Dead Reckoning em ambiente urbano, especialmente na cidade de São Paulo e em rodovias paulistas. 3) Criar um algoritmo para autenticação (bio-assinatura) do veículo (nível 1) e condutor (nível 2) baseado em IA e nos dados obtidos em (1) e (2). 4) Com a coleta e a análise de dados obtidos em (1), (2) e (3): (i) criar um protocolo de acesso comum (hardware e software); (ii) realizar a extração de metadata e processo de mineração; (iii) realizar estudos e (iv) testes iniciais de inclusão dos dados/informação em tecnologia Blockchain ou similar; (v) disponibilizar informações consolidadas para usuários/sistemas a fim de validar o Produto Mínimo Viável (MVP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, DANNYLO W. P.; BACURAU, RODRIGO M.; LIMA, DANILO A.; SILVA, FELIPE O.; NETO, ARTHUR M.; IEEE. In Motion Low-Cost IMU-to-Vehicle Alignment for Intelligent Vehicle Applications Using Kalman Filter. 2021 IEEE INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS CONFERENCE (ITSC), v. N/A, p. 6-pg., . (18/25275-6)

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