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Novas abordagens no desenvolvimento de genótipos de soja com ênfase no mercado não transgênico e caracteres especiais: comercialização

Processo: 23/11532-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Acordo de Cooperação: SEBRAE-SP
Pesquisador responsável:Mauro Akira Hamada
Beneficiário:Mauro Akira Hamada
Empresa:Regina Helena Geribello Priolli
CNAE: Produção de sementes certificadas
Vinculado ao auxílio:23/07067-5 - Novas abordagens no desenvolvimento de genótipos de soja com ênfase no mercado não transgênico e caracteres especiais: comercialização, AP.PIPE
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Soja   Sementes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura da soja | Semente Soja | Soja convencional | Soja não transgênica | Melhoramento Genético Vegetal

Resumo

O desenvolvimento de uma nova cultivar envolve várias fases, que compreende desde a geração das populações, os processos de seleção e as avaliações das linhagens. Para atender a um mercado crescente e exigente de consumidores de soja tipo alimento, caracteres nutricionais relativos a qualidade do óleo e proteína de sementes, sabor, teores de açúcares e presença de fatores antinutricionais são relevantes. Também tem sido valorizada a ausência de traits (genes externos obtidos com técnicas empregadas na biotecnologia), pois resultam em menor risco à saúde e valorizam os produtores e trabalhadores rurais em sistemas convencionais e orgânicos de produção. A Santa Soja é uma startup associada a USP/ESALQ e UNESP/Jaboticabal que tem mais de 30 linhagens elite em ensaios finais de atributos agronômicos para solicitação de registro de proteção. Na presente etapa, pretende-se apresentar as cultivares elite selecionadas destes ensaios obtidos nas regiões sojícolas REC 201 (Londrina), REC 203 (Piracicaba), REC 302 (Jaboticabal), REC 301 (Uberlândia) e REC 401 aos potenciais clientes das mesmas regiões. A estratégia comercial principal visa a atendimento de empresas produtoras de sementes (sementeiras) convencionais, tais como cooperativas e/ou indústria de multiplicação de sementes que não possuam estrutura de melhoramento genético. O trabalho será realizado visando o aumento de vendas por essas sementeiras que, consequentemente, aumentarão nossas receitas devido ao licenciamento de cultivares de soja. Todo o canal de distribuição/assistência técnica/pós-venda visará atender essa parceria, já bem desenvolvido e utilizado pelas sementeiras na introdução de novas cultivares no mercado. (AU)

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