Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de um framework comum de simulação para projetos em sistemas autônomos

Processo: 23/12242-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2023
Vigência (Término): 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Costa Ribeiro
Beneficiário:Eduardo Santos Guerra
Instituição Sede: Divisão de Ciência da Computação (IEC). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Empresa Sede:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Assunto(s):Integração de sistemas   Simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:integração de sistemas | Modelagem de sistemas aeronáuticos | Simulação | Simulação

Resumo

O desenvolvimento de sistemas complexos exige que equipes separadas que trabalham em diferentes componentes de software tenham uma maneira de avaliar o desempenho de seus componentes de maneira integrada. O design baseado em modelos é uma técnica de desenvolvimento de última geração para atingir esse objetivo e, para habilitá-lo, as equipes que trabalham nos componentes de software devem dispor de uma estrutura de software comum (framework) para integração das diferentes técnicas que devem ser desenvolvidas como parte de um projeto geral de pesquisa. Tal framework deve estar operacional o mais rápido possível para evitar retrabalhos, e neste sentido é importante que o Centro de Pesquisa CPE-MAF adote o mesmo framework vigente no processo de desenvolvimento da EMBRAER para facilitar a comunicação entre as equipes e a reutilização de ferramentas e soluções. Este projeto propõe uma metodologia para utilização de ferramentas de Integração de Sistemas Virtuais (VSI) da EMBRAER no Centro de Pesquisas CPE-MAF, permitindo testes rápidos com diferentes configurações dependendo das necessidades de teste. Um benefício adicional da utilização desta infraestrutura é a possibilidade de conectar qualquer desenvolvimento ao simulador SIVOR, projeto anterior da parceria EMBRAER-ITA-FAPESP, que utiliza a mesma infraestrutura. Isso alavancará as possibilidades de testes incluindo operadores humanos no circuito. No geral, as etapas do projeto são: a) revisar o framework de Integração de Sistemas Virtuais utilizado pela EMBRAER; b) selecionar e implementar modelos genéricos de helicópteros e asa fixa e seus pilotos automáticos associados no Simulink e executá-los na estrutura VSI; c) avaliar e adaptar (se possível) o Microsoft AirSim ou outra solução gratuita de simulação de sensores/percepção à infraestrutura VSI da EMBRAER; d) implantar a infraestrutura do laboratório autônomo do Centro de Pesquisa CPE-MAF; e) produzir documentação associada para facilitar modelos de controle e controle de interfaces de peças de software e para treinamento dos usuários do framework.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)